Baixo desempenho com firmware da Anlix

Bom dia,
Todos sabem que hoje o mercado de provedores está exigindo a venda de planos de altas velocidades, acima de 100Mbps, indo até por exemplo 500Mbps em muitos casos.
Porém, ao verificar a lista de roteadores compatíveis com o firmware da anlix, percebemos que são poucos os roteadores que possuem essa capacidade entrega de banda, que estão na lista e dos que estão, ao verificar o caderno de testes, percebemos que entre o firmware originar e o firmware da anlix existe uma perde enorme de desempenho quando instalado o firmware da anlix, em alguns casos de mais de 50% de performance.
Nós implantamos o anlix no provedor, pelas facilidades que ele proporciona, como auto configuração, gestão remota, app do cliente entre outros, mas estamos com muita dúvida de como faremos para continuar a implantação do anlix, visto que o cenário é de altas velocidades e não temos opções condizentes com esta necessidade.
Se algum colego provedor estiver conseguindo entregar altas velocidades em roteadores com firmware anlix, e puder compartilhar quais modelos e marcas estão usando e como está sendo a experiência, seria de grande ajuda.
Se o time da anlix, puder se manifestar sobre isso e nos tranquiliar, também seria importante, pois apesar de sabermos que no caderno de testes consta uma informação de que a queda de performance é devido ao firewall melhorado do anlix, por outro lado, continuamos tendo a necessidade de entregar muita banda, não podendo aceitar tanta perda de performance do equipamento.

1 Curtida

Olhando pelo lado do desenvolvimento do OpenWRT, existe a tentativa de habilitar os offloads e com isso aliviar a CPU dos roteadores, que normalmente são routers de entrada com baixo poder de processamento (Where to find the latest news on NAT acceleration? - Hardware Questions and Recommendations - OpenWrt Forum).

Para a solução flashbox, uma vez que acho que ela é baseada no OpenWRT, uma possível alternativa talvez seja homologar um modelo baseado no chipset mt7621, onde o HW NAT offload esteja funcionando corretamente. Nos testes que fiz, mesmo usando o fw original num edgerouter-x, consigo rotear (com nat) em velocidade full apenas se o hw nat offload estiver habilitado. Sem isso, o equipamento apanha e não consegue entregar mais que 400Mbps. Desconfio que seja por causa do nat, pois as tabelas filter e mangle estão zeradas.

Talvez um outro caminho seja achar e manter um fw original de boa performance e que também tenha uma boa API de provisionamento. E aí replicar as funcionalidades flashbox+flashman via tr-069. Mas aí, eu não sei se isso existe.

Olá @gmarcon ,

Aqui na Anlix sabemos da importância do desempenho de velocidade nos roteadores. Já temos uma versão alfa que iguala o desempenho da firmware original para os modelos ec220-g5 e archer c5. Essa firmware já está em testes em alguns provedores e faremos a liberação para os demais em breve. Estamos trabalhando agora nos demais modelos gigabit também.

Caso queira testar essa firmware alfa para um desses dois modelos que eu citei, basta pedir a liberação para nossa equipe de suporte.

Ah, vale lembrar também que temos a gerência via TR-069 também agora. Nesse formato não é necessário trocar a firmware do equipamento. O modelo RE914 da Multilaser já encontra-se disponível nesse formato e iremos liberar outros em breve.

Espero ter ajudado. Abraço

Bom dia,

Obrigado pelo retorno, fico feliz em saber que já estão trabalhando numa solução para este problema.
Aproveitando, como ainda estou pesquisando qual modelo vou utilizar para trabalhar com planos de alta velocidade, e preciso ficar restrito a lista de roteadores compatíveis com anlix, gostaria de perguntar se em um modelo como o TpLink C6, que possui recursos de Mu-MIMO, beamforming e Band Steering (este não tenho certeza se o C6 possui mas vejo que é um recurso muito importante para ter sucesso em 5Ghz na casa do cliente), ao instalar o software da anlix neste roteador, estes recursos são mantidos, ou perdidos? É preciso ativar de alguma maneira para que funcionem, ou será utilizado por padrão?

Obrigado!

@guisenges No caso do modelo RE914 ja trabalhar em tr-069, minha dúvida seria com o nosso parque já instalado o firmware, seria possível fazer essa troca caso o roteador seja compatível?

Olá @gmarcon ,

Sim, esses recursos são mantidos. Porém, vale ressaltar que essa firmware com melhorias de desempenho no Wi-Fi ainda não está disponível para o C6. Esse modelo usa chipset Qualcomm e estamos com uma equipe trabalhando somente na melhoria para essa família de chips.

Olá @camilo,

Para roteadores TR-069 que já estão instalados nos clientes nós vamos liberar o seguinte procedimento:

Estamos trabalhando em uma versão para o app dos clientes que conterá um mecanismo de pré-cadastro e pré configuração do TR-069 caso o usuário autorize e caso o modelo seja compatível. Assim, através do Flashman, será possível finalizar o cadastro e vínculo da gerência remota via TR-069 sem necessitar enviar um técnico ao local. Faremos uma divulgação quando essa nova versão do app do cliente estiver pronta.