Configuração WAN Dupla

Boa tarde. Ainda temos redes mistas, em determinados locais usa-se PPPoE e em outros DHCP para a porta WAN. Seria interessante ter uma configuração principal com fallback para uma secundária. Assim, um mesmo CPE pode ter seu firmware ajustado para trabalhar em qquer local.

Uma idéia pro teu cenário:

Aqui na empresa nos organizamos para separar os roteadores por tipo de configuração WAN. Quando a topologia requer DHCP, o roteador com flashbox instalado cujo firmware seja DHCP é designado ao técnico. Mesmo cenário para PPPoE.

Trabalho com dois firmwares paralelos no flashman: um com terminação de número par para PPPoE (met-0002) e outro com terminação ímpar (met-0003) para DHCP. Isso flexibiliza alteração via flashman e também em termos de organização.

Acho interessante existir um meio mais fácil disso ser gerenciado, mas o autoprovisionamento é o que pega. Desde que na configuração “fallback” seja possível priorizar um ou outro (se não houver resposta no PPPoE discovery ele assume DHCP por exemplo) tá valendo sim.

1 Curtida

Legal, é uma boa opção! (Y)

Antes usávamos mais ou menos desta forma que vc sugeriu. Identificavamos o eqpto com marcações diferentes para PPPoE e DHCP. Funciona legal em 99% do tempo. A questão é que dá um trabalho maior para o estoque e, as vezes, vc tinha alguma falha com o técnico em campo e ele estava no local errado com o equipamento errado como reserva.

Apenas agora estamos testando o flashbox, ainda não tinhamos contato com a solução. A sugestão foi por ainda não conhecer o produto. Talvez já exista algo pensado para esta situação. Vamos ver se tem mais alguém que usou os dois serviços numa mesma vlan de atendimento. Valeu pela dica.

1 Curtida

Oi pessoal,

A dica do @diegopacbr é a que eu recomendaria por enquanto também. Mas concordo que uma maneira mais automática seria bem interessante… Nesse ano que está terminando acabamos por esbarrar com algumas idéias que sempre tinham um problema ao tentar deixar tudo automático. Agora em 2020 vamos continuar trabalhando para tentar preencher todas as lacunas desse modo automático e conseguir facilitar esse problema do cenário híbrido. Vou manter vocês atualizados.

2 Curtidas

No meu cenário atual tenho a mesma situação, clientes fibra usam PPPoE, e wireless DHCP, tenho criado os dois firmwares para solucionar esse problema mas sempre acontece de técnico não ter o modelo correto para a situação, ou tbm o trabalho maior do estoque para esse controle, seria excelente um fallback em dhcp ou pppoe

Apenas para registrar o update: Desde a versão 0.26.0 do Flashbox é possível trocar o tipo de conexão WAN do roteador através do app do técnico que desenvolvemos com esse funcionalidade e mais algumas outras. Vou deixar aqui registrado o link do vídeo do app: https://youtu.be/_aHA3SPB8l0