Resolvendo desconexão de Wi-Fi 2.4GHz em um Qualcomm Snapdragon 410 em chipset Realtek

UPDATE: JÁ RESOLVEMOS ESSA QUESTÃO NA VERSÃO 0.26.0 DO FLASHBOX OU SUPERIOR

Olá a todos,

Vim deixar como histórico para futuras consultas e resoluções.

Alguns dos modelos suportados pelo Flashbox possuem chipset Realtek. Esses SoC’s possuem um driver de Wi-Fi 2.4GHz específico para esse fabricante.

Recebi um caso de desconexões frequentes de um aparelho Samsung J5 conectado a um Flashbox Wi-Fi 2.4GHz que possuia chipset Realtek. O SoC desse samrtphone é um Snapdragon 410.

A solução final para o caso foi alterar a criptografia do Wi-Fi do Flashbox para somente PSK2+CCMP, removendo o suporte que temos para o modo TKIP (necessário para alguns aparelhos mais antigos ao conectarem em WPA2-PSK).

Para realizar essa alteração é necessário acesso ao terminal do roteador Flashbox. Uma vez realizado, eis os comandos de alteração:

uci set wireless.default_radio0.encryption=psk2
uci commit
wifi down
wifi up

O Wi-Fi será reiniciado. Essa configuração permanecerá entre upgrades de firmware.

Comentário: Casos como esse são bem raros, por isso estou relatando para toda a comunidade Anlix/Flashbox.

Será que esse erro pode se dar com algumas smartv da LG que não conecta na rede wifi 5.8ghz, pois nos roteadores comum conecta mais no flashbox da erro de conexão.

Oi Gilmar,

Esse tipo de relato que eu fiz é só pode acontecer para alguns modelos da Intelbras, Multilaser e Greatek tá? E nós fizemos já um update na versão 0.26.0 do Flashbox onde esse ajuste não é mais necessário. Inclusive vou fazer um update nesse post…

Mas caso todas as condições acima sejam atendidas (por exemplo: um Intebrasl RF1200 na versão 0.25.0 do Flashbox), aí seria possível sim um tv da LG apresentar essa situação.

Se esse não for o seu caso, fique à vontade pra criar um tópico aqui com o seu exato problema.

Abraço

Boa tarde. na presente data eu estou tendo muita reclamação de clientes de roteadores com Flashbox atualizados para versão 0.28.x com esse defeito de desconexão de wifi. não sei se e algum tipo de incompatibilidade de chipset de aparelhos e roteador e ou se e tipo criptografia. Não tentei procedimentos de acesso por ssh e linha de comando. o que fiz foi atualizar para versão beta 0.29 e o problema persiste. o sintoma e que de repente o wifi desconecta ou do nada ele da sem internet e para de pingar o ip do roteador. Os roteadores são tplink 840 e 849 em todas versoes, Archer, c5 e greatek 1200. o que pode ser isso? ja estou desacreditado com o flashbox por causa disso. to tendo muito chamdo de reparo de queda de internet e em 90% dos casos são queda do wifi.

Oi Carlo,

A partir da versão 0.27.X e da 0.26.X para alguns modelos de roteadores nós trocamos o driver de Wi-Fi dos modelos TP-Link e D-Link. Essa troca do driver de Wi-Fi pode ser o motivo das desconexões. Fizemos por uma série de limitações em evoluir o driver antigo, mas isso pode não estar valendo a pena no seu caso. Sugiro retornar para a versão 0.25.2 do firmware Flashbox para os TP-Link e D-Link. Algumas funcionalidades extras serão perdidas, principalmente o App do Técnico, mas no momento talvez seja o melhor a se fazer até sanarmos instabilidades nesse novo driver. Caso não tenha mais a versão 0.25.2 gerada, podemos gerá-la manualmente através do nosso canal de suporte. Basta enviar os modelos TP-Link que possui.

A situação acima não é válida para os Greatek, pois o chipset é outro e o driver não foi alterado e sim apenas corrigido com relatos de erros e falhas que fomos coletando desde a sua disponibilização na versão 0.23.X se minha memória não está falha. Especialmente o modelo GWR1200AC sofreu uma importante correção a partir da 0.27.X e recomendo no mínimo trabalhar com esse versão. Caso seja o modelo GWR300N o problema de reclamações no Greatek, temos diagnosticado que o uso de memória nesse modelo é mais acentuado por conta do chipset usado. Para o GWR300N, dependendo do caso, é melhor usar o firmware original pois o problema do uso de memória ainda está em aberto.

Espero poder ajudar a sanar essas reclamações. Espero seu contato no canal de suporte do Whatsapp para gerarmos a 0.25.2 no momento.

Abraços,

Senhores,

Boa Tarde!

Conforme o Guilherme disse acima, o problema de fato foi resolvido, porém agora os problemas voltaram novamente com aparelhos de celular Android, estou tendo problemas com o Archer C5, em desconexão na rede Wifi 2.4, já desliguei ipv6, troquei canal, e o problema persiste, video no link abaixo:
Video

Oi Marcos,

Nesse vídeo eu creio que seja um Motorola. Motorolas apresentam problemas no Wi-Fi com alguma frequência pelo que pude levantar em alguns foruns da Motorola. Eu sugiro sempre tentar desligar o Bluetooth pois as vezes ele é o motivo da desconexão no 2.4GHz. Fora isso eu sugiro pedir para o suporte gerar a firmware com o driver anterior do roteador para esses clientes que apresentarem problemas pois será uma solução rápida.

Abraço