Setar o melhor canal automaticamente

Hoje 90% dos suportes de wi-fi lento ou caindo, é problema de canal ruim, principalmente no 2.4ghz.

Isso ocupa recursos humanos que sabemos que é maior custo do provedor.

Sabemos que atualmente, o canal no modo automático dos roteadores com flashman, não é eficiente e não escolhe o melhor canal disponível, pois é baseado em uma escolha aleatória do hardware.

Sabemos que o flashman possui um algoritmo próprio chamado redes ao redor, que elege o canal menos utilizado nas redes ao redor.

Sendo assim, seria ideal, implementar um modo de escolha de canal automático do roteador, de acordo com o algoritmo do flashman de melhor canal disponível.

Att,

Eu já vejo por outro ângulo, isso pode gerar um loop de mudança de canais fazendo conectar e desconectar constantemente. Pois os canais são poucos e o alcance é longo, em condomínios por exemplo, sempre haverá problemas por questão estrutural. É melhor selecionarmos manualmente.

@Prontolink , vc está equivocado. A escolha de canal só ocorre quando o roteador é iniciado.

Ainda sim, sendo implementado, haveria um intervalo de verificação, de 1 ou mais horas.

Outro ponto é que a troca de canal só pode ocorrer quando não há nenhum aparelho conectado, já que a mesma causa uma queda na conexão, portanto, ela ocorreria muito provavelmente na madrugada.

E por fim, como se trata de mais uma opção e não uma obrigação, fica a critério de cada provedor escolher se vai habilitar ou não esta funcionalidade.

Obrigado pela resposta e espero ter compreendido.

Att,

O fator mais importante é ser opcional. Este mecanismo deve ser habilitado ou desabilitado para todos e ainda ser possível habilitar e desabilitar por cliente (muito similar ao mecanismo de habilitação do prefixo de SSID obrigatório diretamente no Flashman)

Outro mecanismo muito importante é avaliar a troca somente quando o roteador não estiver em uso, porém para ser efetivo deve ser feito durante a execução do roteador e não somente quando o mesmo é ligado. Diferentes horas do dia podem indicar diferentes canais mais adequados para o cliente.

Estamos desenhando a lógica dessa funcionalidade