Sugestões Essenciais após 15 dias em teste

Boa noite a todos! Após 15 dias testando e simulando algumas situações rotineiras no provedor, venho aqui deixar minha opinião e sugestões sobre todo o sistema. Desde parabenizo a toda equipe da anlix.

1º EM APP DO TÉCNICO:

1.1— Seria necessário o técnico cadastrar a identificação do roteador para visualização direto no flashman (CPF,CNPJ, outros). Somente o envio do certificado fica ruim a identificação por parte do nosso suporte e do nosso estoque. Pelo menos eu não consegui filtrar nada na pesquisa que contenham dados do certificado. Numa possível troca de roteador, o técnico já colocaria o CPF ou qualquer outra identificação do assinante responsável. (((FACILITARIA MUITO)))

1.2— No caso de roteadores em mesh, o app do técnico teria que mostrar o status da WAN do roteador. Pois as vezes o cabo pode está danificado, fechando em 10mb por exemplo, e ele não vai nem saber. OBS: Pelo o flashman existe a visualização somente do roteador principal, o secundário e os demais nem por lá temos essa informação. (((NO MEU VER ESSENCIAL.)))

2º APP CLIENTE (assinante)

2.1— Em testes simulei trocar a senha para outra com menos de 8 caracteres e o APP CLIENTE não salva (lógico) porém não mostra nenhum aviso ao assinante, tipo, SENHA TEM QUE CONTER NO MINIMO 8 CARACTERES. Para usuários leigos pode ser complicado pois caso ele tenha alterado o nome e colocado uma senha com MENOS de 8 caracteres a senha ficará a mesma e só irá mudar o nome. Pode ser confundível não? Outro caso é se seria possível colocar uma advertência sugerindo ou obrigando (alterar o nome e a senha)? Pois em muitos casos o cliente pode alterar somente a senha e não saber ( ESQUECER A REDE EM SEU DISPOSITIVO). Com isso seu dispositivo ficará sem conexão até ele esquecer as configurações de rede antiga. (((MUITO ESSENCIAL NA MINHA OPINIÃO)))

2.2—Na aba principal do APP CLIENTE não seria possível destacar o dispositivo no qual ele está acessando o aplicativo? Digo isso pois como na maioria dos casos só irá mostrar o MAC do dispositivo, o assinante no caso de querer bloquear algum intruso poderá bloquear o próprio dispositivo dele e perder toda comunicação e gerencia. Caso não houver meios poderia ao menos mostrar uma advertência caso ele fosse bloquear o seu próprio dispositivo sem saber. Algo do tipo VOCE ESTÁ PRESTES A BLOQUEAR SEU PRÓPRIO DISPOSITIVO. DESEJA CONTINUAR?..((( IMPORTANTE NA MINHA ANÁLISE )))

3º GERAL incluindo APP TÉCNICO

3.1—Já que o APP CLIENTE mostra o SNR e no Flashman o nível de sinal não seria possível colocar no APP TÉCNICO uma aba com nível de sinal mínimo para os dispositivos conectados ao roteador? Tipo colocar -75dbm ( onde qualquer dispositivo que ficar com sinal pior que o selecionado seja desconectado do roteador. Na maioria dos chamados de lentidão em nosso provedor se dar por conta de dispositivo com sinal ruim prejudicando todos os outros com sinal bom. Tivemos casos de clientes que só conseguimos resolver colocando o AP310 da intelbras que tem essa opção nas configurações Wireless. ((( NO MEU VER SERIA O SISTEMA MAIS COMPLETO e de REDUÇÃO DE CHAMADOS NO PROVEDOR)))

3.2—APP TÉCNICO e Flashman poderia ter a opção de editar toda as configurações da LAN inclusive a faixa de entrega do DHPC. Pois existe muitos casos dos assinantes terem sistemas autônomos, como servidores, que precisam de IP FIXO na rede. Dessa forma podemos evitar algum conflito de IP numa rede local.

3.3—Já li em outra sugestão aqui a possibilidade de gerar firmware padrão com uma conexão secundária, ou seja, DHCP e PPPoE. Acredito que a maioria dos provedores usam rede mista com equipamentos em comodato. Mais da forma que está agora temos que gerar um FIRMWARE para DHCP e outro para PPPoE de cada roteador que for utilizar. Se houver uma forma de gerar somente um tipo PPPoE conexão padrão e caso não conecte receba DHCP na WAN. Facilita o estoque, controle e evita possíveis erros e visita presencial ao assinante em caso de reset no roteador. ((( ESSENCIAL DEMAIS )))

Desde já peço desculpas se questionei algo que seja impossível de fazer. Tudo que mencionei são problemas rotineiros com provedor no qual convivo há 15 anos.

Boa Noite e Bom Trabalho a Todos!

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Olá Wilk,

Bem-vindo! Obrigado pelo feedback. Vou tentar responder cada um dos itens. Vamos lá:

1.1— Seria necessário o técnico cadastrar a identificação do roteador para visualização direto no flashman (CPF,CNPJ, outros). Somente o envio do certificado fica ruim a identificação por parte do nosso suporte e do nosso estoque. Pelo menos eu não consegui filtrar nada na pesquisa que contenham dados do certificado. Numa possível troca de roteador, o técnico já colocaria o CPF ou qualquer outra identificação do assinante responsável. (((FACILITARIA MUITO)))

Esse pedido já foi feito por alguns provedores clientes e concordo que é muito útil. Iremos inser essa informação no app em versões futuras com certeza.

1.2— No caso de roteadores em mesh, o app do técnico teria que mostrar o status da WAN do roteador. Pois as vezes o cabo pode está danificado, fechando em 10mb por exemplo, e ele não vai nem saber. OBS: Pelo o flashman existe a visualização somente do roteador principal, o secundário e os demais nem por lá temos essa informação. (((NO MEU VER ESSENCIAL.)))

Concordo. Vamos trabalhar aqui para liberar essa informação nos secundários pelo Flashman e também é possível inserir no app. O Mesh ainda está em beta justamente pois queremos realizar várias melhorias conforme os provedores estão utilizando.

2.1— Em testes simulei trocar a senha para outra com menos de 8 caracteres e o APP CLIENTE não salva (lógico) porém não mostra nenhum aviso ao assinante, tipo, SENHA TEM QUE CONTER NO MINIMO 8 CARACTERES. Para usuários leigos pode ser complicado pois caso ele tenha alterado o nome e colocado uma senha com MENOS de 8 caracteres a senha ficará a mesma e só irá mudar o nome.

Tem razão. Vamos melhorar esse texto.

Outro caso é se seria possível colocar uma advertência sugerindo ou obrigando (alterar o nome e a senha)? Pois em muitos casos o cliente pode alterar somente a senha e não saber ( ESQUECER A REDE EM SEU DISPOSITIVO). Com isso seu dispositivo ficará sem conexão até ele esquecer as configurações de rede antiga. (((MUITO ESSENCIAL NA MINHA OPINIÃO)))

É possível colocar um aviso, sim. Mas infelizmente não temos como obrigar a troca da senha, pois os apps não possuem esse tipo de acesso às configurações do aparelho (infelizmente).

2.2—Na aba principal do APP CLIENTE não seria possível destacar o dispositivo no qual ele está acessando o aplicativo?

Sim, é possível. Concordo que irá ajudar a identificar mais facilmente o aparelho.

Digo isso pois como na maioria dos casos só irá mostrar o MAC do dispositivo, o assinante no caso de querer bloquear algum intruso poderá bloquear o próprio dispositivo dele e perder toda comunicação e gerencia. Caso não houver meios poderia ao menos mostrar uma advertência caso ele fosse bloquear o seu próprio dispositivo sem saber.

O app atualmente já bloqueia a opção de bloquear a navegação do dispositivo que está conectado ao Wi-Fi do roteador e está utilizando o app no momento. É possível somente renomear o dispositivo, abrir portas no firewall ou habilitar o UPnP.

Já que o APP CLIENTE mostra o SNR e no Flashman o nível de sinal não seria possível colocar no APP TÉCNICO uma aba com nível de sinal mínimo para os dispositivos conectados ao roteador? Tipo colocar -75dbm

Boa notícia! Já estamos desenvolvendo opções relacionadas a ao sinal no roteador para a versão 0.28 do Flashbox. Essa opção de “corte” é uma das opções mais pedidas.

3.2—APP TÉCNICO e Flashman poderia ter a opção de editar toda as configurações da LAN inclusive a faixa de entrega do DHPC. Pois existe muitos casos dos assinantes terem sistemas autônomos, como servidores, que precisam de IP FIXO na rede. Dessa forma podemos evitar algum conflito de IP numa rede local.

Atualmente o Flashbox já possui uma inteligência interna para não alocar por DHCP IP’s fixos que são detectados na rede local do roteador. Porém, concordo que isso precisa ficar mais explícito para atender e orientar nesses casos de equipamentos com IP fixo.

3.3—Já li em outra sugestão aqui a possibilidade de gerar firmware padrão com uma conexão secundária, ou seja, DHCP e PPPoE. Acredito que a maioria dos provedores usam rede mista com equipamentos em comodato. Mais da forma que está agora temos que gerar um FIRMWARE para DHCP e outro para PPPoE de cada roteador que for utilizar. Se houver uma forma de gerar somente um tipo PPPoE conexão padrão e caso não conecte receba DHCP na WAN. Facilita o estoque, controle e evita possíveis erros e visita presencial ao assinante em caso de reset no roteador. ((( ESSENCIAL DEMAIS )))

Desde que lançamos o app do técnico, gerar duas firmwares padrão não é mais necessário. Agora, basta gerar uma firmware padrão com o tipo de conexão WAN que você mais utiliza na sua rede. Se for necessário trocar, utilize o app do técnico para isso. O app do técnico pode se conectar ao roteador mesmo sem acesso à internet e alterar o tipo de conexão da WAN. Essa alteração ficará salva mesmo após tentativas de “hard reset” no roteador.

Um abraço

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